O que é Arte Formalista?

A ascensão da sociedade burguesa como a conhecemos hoje se deu no Renascimento, época em que a pintura e a escultura viviam seu auge e foram, ao lado da Música e da Literatura, elevadas ao patamar de arte. Os artistas foram cada vez mais valorizados, suas obras passaram a ser comercializadas e nasceu o fetiche pela mercadoria concreta de seus trabalhos como o fetiche por qualquer mercadoria em si.

Os pintores foram aproximados das cortes e passaram a ter o papel de representar os nobres da melhor forma possível. Suas pinturas foram ousadas na medida em que aproveitavam para colocar seus pontos de vista sobre o mundo reforçando seu pensamento.

Ficheiro:Velazquez-Meninas.jpg

É por isso que os grandes pintores do período pós-Renascimento são não só os que pintaram os nobres, mas também os que desenvolveram na própria pintura oficial como em trabalhos paralelos seus estilos de representação do real e do imaginário.

O fetiche pela mercadoria aumentava e dava vazão ao fetiche pelo trabalho do artista. Nem mesmo era preciso se entender de arte – como ainda não é – para ter posse de uma obra. Diferente da Música, que requisitava a presença para ser apreciada,  ou da Filosofia, que necessita estudo e dedicação, a Pintura e a Escultura podem ser apreciadas e, antes de tudo, possuídas. E a posse é o desejo burguês.

O que aconteceu então? A Igreja, clássica patrocinadora da pintura e da escultura, perdia espaço para seus novos patrocinadores: os empresários, comerciantes, navegadores e a própria corte, que  entrava no hype principalmente da pintura. A partir de então, a pintura e a escultura foram fomentadas como nunca na história, e tiveram papel de destaque tão grande no mundo das artes que passaram a ser quase sinônimos de arte em si. Por isso, nos dias de hoje, quando revemos nosso passado histórico, a Pintura e a Escultura são entendidas como Arte Formalista. É o processo mais  formal de materialização da arte.

Isso rende aquela preguiça de entendimento da arte em si, que sempre imaginamos uma pintura de algo que não nos diz respeito… Ou, então, de que lugar de arte é no museu, já que estes são pura invenção burguesa e estão sempre cheios de pinturas. E esquecemos que a arte contemporânea, por exemplo, tem um de seus melhores locais para exibição nos cubos brancos (salas) das galerias. Mas até isso já está sendo questionado, como em breve veremos.

About these ads

18 Respostas para “O que é Arte Formalista?

  1. Pingback: Andy Warhol em São Paulo (Pop Arte X Espressionismo Abstrato) « Arte Como Arte

  2. não entendi nada

  3. nao tem nada a ver com o q eu quero saber….

  4. NAW ENTENDI MUITO BEM

  5. queria algo assim, só que em relação à música aniga e contemporânea :/

  6. afs nao tem nada aver

  7. num intindi nadaaaaaaaaaaaaaaaaaaa >:((

  8. não entendi, que lixo de site…………………………………………

  9. que lixo.nada a ver com o conceito original.

  10. Não me ajudou em nada esse site….É O Ó

  11. Vou fazer um seminário sobre arte formalista, torçam por mim…
    Muito interessante…

  12. Não percebo porque é que não entenderam nada. Esta tudo bastante claro, EXPLÍCITO e sucinto! SE não entenderam é por INCAPACIDADE cognitiva vossa. Gostei, apesar de estar realmente muito curto. Mas dá para ter uma ideia. Obrigada ;)

  13. Paloma araujo

    Carambaaah!!!
    Nada do que eu kero.
    Vou tirar éh um zeroooooo.
    ;/

  14. ENTENDI PORRA NENHUMA

  15. ENTENDI NADA QUE PUTARIA É ESSA

  16. Pode ser que se trate de um conceito que descreve duas coisas: o processo acima e o movimento no qual se destacou, por exemplo, Piet Mondrian com suas pinturas abstratas neoplasticistas.

  17. FABYANNE RIBEIRO

    SUPER INTERESSANTE GOSTEI

  18. não entenderam porque a leitura da maioria das pessoas
    é muito rasa, só querem conceitos prontos pra colocar nos trabalhos escolares. Nunca tinha visto um post tão interessante, que faz relações entre a arte diferente do trivial. Adorei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s